Monitoramento nas redes, de deputados e senadores, revelou um movimento do “bolsonarismo sem Bolsonaro”; levantamento saiu na coluna Lauro Jardim com exclusividade e Brasil 247 repercutiu
A coluna Lauro Jardim, d’O Globo, publicou nesta terça-feira (21), o Índice Brasil sobre o escândalo das joias enviadas ao então presidente Jair Bolsonaro pelo governo da Árabia Saudita, feito pela DSC LAB. A conclusão foi de que o ex-mandatário não teve apoio nas redes sociais dos parlamentares bolsonaristas. Enquanto a esquerda teve alcance 250% maior com críticas a Bolsonaro, deputados federais como Bia Kicis, Carla Zambelli e Nikolas Ferreira, com milhões de seguidores, não defenderam Bolsonaro.
“A análise de 200 publicações sobre o tema, criadas por 54 parlamentares, mostrou que somente cinco (9%) partiram de figuras favoráveis a Bolsonaro — uma delas foi Flávio, o filho mais velho, único do clã a se manifestar no período. Eduardo e Carlos permaneceram em silêncio nos sete dias (ambos só se manifestaram mais recentemente)”, destacou a coluna.
A publicação também evidenciou que a falta de apoio ao ex-presidente teve impacto negativo para a imagem dele e da ex-primeira-dama. “O abandono custou a Bolsonaro e Michelle [Bolsonaro] uma ampla exposição negativa nas redes sociais. As 193 publicações de parlamentares que se opõem a Bolsonaro somaram, segundo a consultoria, 767,7 mil interações no período. Já as sete mensagens restantes, de apoiadores, mobilizaram 300,3 mil interações. O volume do impacto das críticas foi 2,5 vezes maior”, apontou a matéria.
Para ler a coluna Lauro Jardim na íntegra, acesse aqui.
Para ler a matéria no Brasil 247, acesse aqui.
Sobre o Índice Brasil de Impacto Digital
O Índice Brasil de Impacto Digital mede o desempenho em meio digital em seus canais prioritários e também em ambiente aberto, aferindo o impacto nas redes sociais, em sites de notícias e blogs. O algoritmo desenvolvido processa dados das diferentes plataformas e indica o potencial de cada candidato monitorado.
Entre outros, os índices monitorados são:
● Tamanho dos canais (seguidores e curtidas)
● Taxa de crescimento
● Engajamento (interação medida total e proporcional por post e base)
● Presença e frequência em perfis influentes nas redes sociais.
Sobre a DSC LAB
Especializada em marketing político e relações públicas, a Descompli.ca atua desde 2015 com produção de conteúdo e monitoramento de dados para construção de estratégias no meio digital para grandes clientes do setor público e privado.